Unitização de carga: simplifique o transporte e a armazenagem

7 min de leitura
unitização de cargas

Uma logística eficiente certamente é um dos pilares para o sucesso de qualquer empresa que depende de transporte e armazenagem de mercadorias. 

E, dentro deste escopo, um dos métodos mais eficazes para otimizar esses processos é a unitização de carga, que consiste em agrupar diversos itens em uma única unidade, facilitando o manuseio, transporte e armazenagem. 

Com essa estratégia, várias peças podem ser transportadas como uma única carga, reduzindo custos, tempo e esforço em operações logísticas.

Seguindo essa linha, que tal conferir um pouco mais do que podemos aproveitar com esse método? Continue a leitura e descubra como investir da maneira correta na unitização de carga.

O que é a unitização de carga?

Antes de investirmos em algo, é interessante entendermos primeiro o seu conceito, certo? Dessa forma, podemos dizer que a unitização de carga envolve consolidar diversos produtos em uma única unidade para transporte ou armazenamento. 

Isso pode ser feito através de diversos materiais. Os paletes são os mais usados, porém os contêineres ou caixas plásticas também se destacam, agrupando os itens e permitindo que sejam movimentados com mais segurança e eficiência. 

Com isso, o objetivo principal dessa estratégia é maximizar o uso do espaço disponível e minimizar o esforço físico e o tempo necessários para movimentar mercadorias.

Por exemplo, uma fábrica pode utilizar paletes para empilhar caixas de produtos de forma organizada. Esses paletes, por sua vez, são então movimentados por empilhadeiras, otimizando o transporte dentro de armazéns ou entre diferentes etapas do processo produtivo.

Vantagens da unitização de carga

Sabemos que a unitização de carga traz vantagens significativas para o fluxo de uma logística, mas afinal, quais são elas? 

Confira os principais benefícios que essa estratégia pode agregar em empresas de diversos setores:

Redução de custos operacionais

Ao consolidar mercadorias em uma única unidade, a quantidade de movimentações necessárias diminui, o que, consequentemente, reduz o tempo de manuseio e os custos com mão de obra e transporte.

Facilidade no manuseio e transporte

Seguindo o raciocínio do ponto anterior, podemos concluir que toda essa movimentação é feita de forma mais prática, utilizando equipamentos como empilhadeiras e guindastes. Esse fator não só reduz custos, como já foi comentado, mas também agiliza o processo de transporte e melhora a eficiência logística.

Melhor uso do espaço de armazenagem

Podemos dizer que o principal fator da otimização através da unitização de carga se deve ao empilhamento delas, permitindo que as mercadorias ocupem menos espaço, o que aumenta consideravelmente a capacidade de armazenagem.

Segurança no transporte

A movimentação de itens individuais pode levar a danos durante o transporte, especialmente quando se tratam de cargas frágeis. Nesse sentido, a unitização protege as mercadorias de quedas ou colisões ao mantê-las agrupadas e fixas em paletes ou contêineres.

Facilidade de controle e inventário

Agrupar as mercadorias facilita o controle do estoque e o inventário. Isso é possível com a unitização de carga graças à organização padronizada dessa estratégia, formato este que simplifica o processo de contagem e monitoramento de entradas e saídas.

Sustentabilidade

A unitização também pode contribuir para práticas mais sustentáveis, reduzindo o uso de materiais de embalagem e minimizando o desperdício. É possível ir ainda mais além nesse quesito, investindo em paletes e contêineres reutilizáveis, possibilitando diminuir o impacto ambiental associado ao transporte.

Aplicações da unitização de carga

Como já mencionado anteriormente, a unitização de carga é amplamente utilizada em diversos setores. Dentre estes, podemos destacar:

  • Indústria alimentícia: Produtos perecíveis, como frutas e verduras, podem ser agrupados em paletes ou caixas plásticas para otimizar o transporte e o armazenamento, mantendo a integridade dos alimentos.
  • Indústria automotiva: Peças e componentes de veículos são frequentemente unitizados para facilitar o transporte entre fábricas ou distribuidores.
  • Comércio internacional: O uso de contêineres padronizados é um exemplo clássico de unitização de carga, permitindo que grandes volumes de mercadorias sejam movimentados com facilidade entre portos, armazéns e centros de distribuição.

Como escolher o sistema de unitização ideal?

Outro ponto que se deve ter em mente ao adotar a unitização de carga, é que devemos antes de tudo, considerar alguns fatores que podem impactar o sucesso dessa estratégia:

Tipo de produto

Dependendo do tipo de mercadoria, pode ser necessário escolher um sistema de unitização que seja mais específico para tal operação. Por exemplo, cargas frágeis podem exigir embalagens especiais ou caixas plásticas, enquanto mercadorias mais pesadas podem ser agrupadas em paletes de madeira.

Dimensões e peso da carga

Ainda que pareça óbvio, vale lembrar que é vital garantir que o sistema de unitização suporte o peso e as dimensões da mercadoria. Nesse sentido, paletes e contêineres precisam ser resistentes o suficiente para evitar danos durante o transporte.

Condições de transporte e armazenamento

Cargas em geral que serão armazenadas em ambientes externos ou transportadas em longas distâncias devem ser unitizadas em materiais que ofereçam proteção contra condições adversas, como umidade, calor ou frio excessivo. 

Normas e regulamentações

Por fim, em casos de exportação, é indispensável que os sistemas de unitização estejam de acordo com as normas internacionais, como a NIMF-15 para paletes de madeira, garantindo a aceitação da carga em mercados estrangeiros.

Conclusão

Quando se trata de unitização de carga, percebemos que ela é uma estratégia imprescindível para empresas que desejam otimizar seu transporte e armazenagem, com benefícios que vão desde a redução de custos até a segurança no manuseio de mercadorias. 

Dito isto, com a crescente demanda por soluções logísticas eficientes, é vital adotar sistemas de unitização adequados ao tipo de carga e às condições de transporte.

E, para uma aplicação sem falhas dessa estratégia, você já deve ter percebido que é conveniente trabalhar com paletes e contêineres de qualidade

Portanto, se você deseja melhorar sua operação logística com esses e outros materiais de apoio, a Mundial Log está pronta para ajudar! Com uma excelente variedade de produtos, nossa proposta é garantir soluções para a operação de empresas de diversos setores e, claro, a um preço que cabe no seu bolso.

Dentre tais materiais, podemos destacar paletes de madeira e de plástico, caixas pallets, além de estrados, racks metálicos, entre outros produtos que facilitam o transporte e armazenamento das suas mercadorias.

Sabendo disso, dê uma olhada no nosso catálogo no site da Mundial Log! Lá, é também possível entrar em contato com nossa equipe e tirar todas as dúvidas necessárias para você dar o próximo passo para o sucesso da sua empresa.

Baixe nosso catálogo com a linha completa de produtos da Mundial Log

    Catálogo de produtos da Mundial Log